Diálogos com a picaresca espanhola no teatro e no cinema brasileiros: o caso de Ariano Suassuna e seu Auto da Compadecida (Guel Arraes, 2000)

Autores/as

  • Maira Angélica Pandolfi Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (Campus de Assis) Brasil

Resumen

Pretende-se estabelecer um paralelo entre a vertente folclórica da picaresca espanhola, que tem sua origem na figura do herói Pedro Urdemalas, protagonista dos contos orais vigentes na península desde o final da Idade Média. Esse personagem, que oferece o gérmen do pícaro literário, cujo gênero seria fundado pelo anônimo Lazarillo de Tormes, migra para a América na época das conquistas e se instala no folclore popular hispano-americano e na literatura de cordel brasileira. Essa análise busca reler a vertente folclórica da picaresca por meio da recriação dessa personagem no teatro popular brasileiro do século XX, na peça Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, e sua transposição ao cinema. 

Palavras-chaveAuto da Compadecida; Ariano Suassuna; Pedro Urdemalas; literatura popular; picaresca folclórica

Abstract: We aim to establish a parallelism between the folkloric aspects of the picaresque Spanish novel, which has its origins in the hero Pedro Urdemalas, protagonist of the Peninsula´s oral tales since the end of the Middle Age. This genre, founded by the anonymous Lazarillo de Tormes, first presents the figure of the literary knave, that in the era of the conquest will migrate to America and settle in popular Hispano-American folklore and in Brazilian Cordel Literature. This analysis seeks to re-read the folkloric aspects of picaresque through the recreation of this character in 20th century Brazilian popular theatre, in Ariano Suassuna´s play Auto da Compadecida and in its transposition into film.

Key wordsAuto da Compadecida; Ariano Suassuna; Pedro Urdemalas; popular literature; folkloric picaresque

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maira Angélica Pandolfi, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (Campus de Assis) Brasil

Doutora em Literatura e Vida Social (UNESP) e docente da disciplina sobre os “Mitos literários do Individualismo moderno na literatura de ontem e de hoje”, no Curso de Pós-Graduação em Letras (UNESP/Assis-SP) e de Literaturas de Língua Espanhola na Licenciatura em Letras- Port./Esp. Já realizou estágio de pesquisa e cursos de atualização em Universidades estrangeiras e possui artigos diversos sobre releituras de mitos literários (Fausto, Dom Quixote, Don Juan) em livros e revistas. Participou de vários Congressos Internacionais e, atualmente, é membro da Associação Internacional de Cervantistas e da Associação Brasileira de Hispanistas, além de grupos de pesquisa sobre Narrativas Estrangeiras Modernas, Literatura Fantástica e Teorias do Insólito Ficcional. E-mail: mairapan@gmail.com

Descargas

Publicado

12-12-2021

Cómo citar

Pandolfi, M. A. (2021). Diálogos com a picaresca espanhola no teatro e no cinema brasileiros: o caso de Ariano Suassuna e seu Auto da Compadecida (Guel Arraes, 2000). Imagofagia, (14). Recuperado a partir de https://www.asaeca.org/imagofagia/index.php/imagofagia/article/view/341
صندلی اداری سرور مجازی ایران Decentralized Exchange

Número

Sección

Dossier
فروشگاه اینترنتی صندلی اداری