Entre efeito de presença e de sentido: experiências estéticas do futebol no cinema brasileiro contemporâneo

Autores/as

  • Ana Maria Acker

Resumen

Resumo: O artigo tem como objeto a análise do cinema brasileiro contemporâneo ficcional e o modo como ele propõe experiências estéticas do futebol a partir das escolhas temáticas e de que forma estas são tratadas pela linguagem audiovisual. O período de observação é de 1995 a 2012. O trabalho pensa a experiência estética a partir dos conceitos de produção de presença e de sentido, de Hans Ulrich Gumbrecht (2010), e investiga o fenômeno nos filmes: Boleiros – era uma vez o futebol(1998), Boleiros 2 – vencedores e vencidos (2006), Garrincha – estrela solitária (2003), Carandiru (2003), O ano em que meus pais saíram de férias (2006), Linha de passe (2008) e Heleno (2012). Um dos pressupostos é de que há um desejo depresentificação do passado do futebol na maioria das obras analisadas. Percebe-se, sobretudo, uma ênfase na relação emocional nostálgica com a modalidade.

Palavras-chave: comunicação, cinema, futebol, experiência estética.

Abstract: This paper analyzes contemporary Brazilian fiction cinema produced between 1995 and 2012 that focuses on the aesthetic experience of football in terms of theme and cinematic language. Based on Hans Ulrich Gumbrecht's concepts of production of presence and sense (2010), the article researches the aesthetic experience in movies such as: Boleiros – era uma vez o futebol (1998) and Boleiros 2 – vencedores e vencidos (2006), Garrincha – estrela solitária (2003), Carandiru (2003), O ano em que meus pais saíram de férias (2006), Linha de passe (2008) and Heleno (2012). It concludes that the assumed "presentification" of the past of football t is reinforced by nostalgia as the mode of emotional relation with the sport.

Key words: communication, cinema, football, aesthetic experience.

Fecha de recepción: 28/11/2013

Fecha de aceptación: 27/12/2013

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Maria Acker

Ana Maria Acker é doutoranda em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, onde também cursou o mestrado. É jornalista e especialista em Cinema pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Realiza pesquisas que envolvem as seguintes temáticas: cinema brasileiro, gêneros cinematográficos, comunicação e esporte, experiência estética e jornalismo esportivo.

Descargas

Publicado

12-12-2021

Cómo citar

Acker, A. M. (2021). Entre efeito de presença e de sentido: experiências estéticas do futebol no cinema brasileiro contemporâneo. Imagofagia, (09). Recuperado a partir de https://www.asaeca.org/imagofagia/index.php/imagofagia/article/view/530
صندلی اداری سرور مجازی ایران Decentralized Exchange

Número

Sección

Presentes

Artículos más leídos del mismo autor/a

فروشگاه اینترنتی صندلی اداری