Entre a cena e o fora de cena em "Moscou" (Eduardo Coutinho, 2009)

Autores/as

  • Jamer Guterres de Mello PPGCOM-UAM
  • Marília Xavier de Lima PPGCOM-UAM

Palabras clave:

cinema, documentário, performance, teatralidade

Resumen

O documentário Moscou (Eduardo Coutinho, 2009) instaura um dispositivo fílmico que propõe a preparação de uma peça à companhia teatral Grupo Galpão, de Belo Horizonte (Minas Gerais). As filmagens acompanham os ensaios da peça em seu próprio espaço. Este trabalho busca analisar como o filme opera o dispositivo empregado na anulação das fronteiras que separam o espaço da cena e o espaço fora do quadro, aquele onde se localiza a produção do filme. Desse modo, buscamos apreender os cruzamentos dos conceitos de teatralidade e da performance no campo do cinema.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jamer Guterres de Mello, PPGCOM-UAM

Docente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCOM-UAM), Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS), com Pós-Doutorado pelo PPGCOM-UAM. Autor dos livros “Semiótica crítica e as materialidades da comunicação” (UFRGS, 2020) e “A(na)rqueologias das Mídias” (Appris, 2017). E-mail: jamermello@gmail.com

Marília Xavier de Lima, PPGCOM-UAM

Doutora em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCOM-UAM), Mestre e Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Realiza pesquisa de Pós-Doutorado no PPGCOM-UAM. E-mail: mariliaxlima@gmail.com

Descargas

Publicado

31-10-2022

Cómo citar

Guterres de Mello, J., & Xavier de Lima, M. (2022). Entre a cena e o fora de cena em "Moscou" (Eduardo Coutinho, 2009). Imagofagia, (26), 62–85. Recuperado a partir de http://www.asaeca.org/imagofagia/index.php/imagofagia/article/view/931
سرور مجازی ایران Decentralized Exchange

Número

Sección

Presentes
فروشگاه اینترنتی