Relaciones fotogénicas en "O teto sobre nós" (2015)

Autores/as

Palabras clave:

Fotogenia, cinema, vivienda, O teto sobre nós, estudios en Teoría de les Cineastas

Resumen

Este artículo forma parte de una investigación sobre imágenes que tematizan y participan en disputas por la vivienda urbana en el Brasil contemporáneo. En este texto tocará analizar las “relaciones fotogénicas” en torno a una de estas películas, O teto sobre nós (Carboni, 2015). Además de la producción audiovisual, Carboni (2020) tiene una producción teórica, en la que se apropia del concepto de fotogenia de Jean Epstein para pensar la relación entre cine y alteridad. La problematización de este artículo se puede describir de la siguiente manera: ¿cómo piensa Carboni la fotogenia conceptual y artísticamente? ¿Cuáles son sus repercusiones estéticas y políticas en O teto sobre nós? Metodológicamente, el trabajo se incluye en los Estudios en Teoría de les Cineastas, a partir de la distinción entre pensamiento conceptual y pensamiento visual propuesta por Deleuze y Guattari en sus textos sobre arte y filosofía (1992, 2016).

 

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Biografía del autor/a

Bruno Leites, DECOM/PPGCOM/UFRGS

Autor de Cinema, naturalismo, degradação: ensaios a partir de filmes brasileiros dos anos 2000 (Ed. Sulina, 2021). Professor do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Comunicação pelo PPGCOM/UFRGS. Atualmente, participa do grupo de pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC), na linha Agenciamentos da Imagem (GPAGI). Email: bruno.leites@ufrgs.br

Isabelle do Pilar Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda do curso de Relações Públicas da FABICO-UFRGS. Atualmente, participa do Grupo de Pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC), linha “Agenciamentos da Imagem” (GPAGI), do projeto de pesquisa “O pensamento político em imagens de ocupação urbana no Brasil”, do Laboratório de Experiências Metodológicas na Comunicação (Leme) e do projeto de pesquisa “Gênero e Ciência”, realizado na parceria entre os Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS e da UFSM. Email: isa.pmendes2@gmail.com

Guilherme Gonçalves da Luz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre e Doutor pelo mesmo Programa. Bacharel em Cinema e Animação pela Universidade Federal de Pelotas (2012). Coordenador da Secretaria de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande. Possui produção técnica e artística em audiovisualidades. Atualmente, participa do Grupo de Pesquisa em Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC), do Projeto de Pesquisa “O pensamento político em imagens de ocupação urbana no Brasil”, do Grupo de Pesquisa Agenciamentos da Imagem (GPAGI) e coordena o Programa EPEC Laboratório de Mídias Indígenas (LAMINDI/FURG). Possui como campos de interesse os atravessamentos entre cinema, semiótica e política, e em especial, a atual produção audiovisual de cineastas indígenas. Email: guilh.gl@gmail.com

Publicado

29-04-2024

Cómo citar

Bruno, Pilar Mendes, I. do, & Gonçalves da Luz, G. (2024). Relaciones fotogénicas en "O teto sobre nós" (2015). Imagofagia, (29), 183–211. Recuperado a partir de https://www.asaeca.org/imagofagia/index.php/imagofagia/article/view/1019
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Número

Sección

Teorías

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