A alquimia e a imagem informe no cinema de Jürgen Reble

Autores/as

  • Rodrigo Faustini dos Santos Universidade de São Paulo Brasil

Resumen

A alquimia no cinema, associada a e reivindicada por Jürgen Reble, que transmuta found footage, apresenta, de início, uma contradição: a paisagem ruidosa de seus filmes destoa da purificação almejada na Alquimia. Insistindo nessa alegoria, porém, observamos sua afinidade com a abstração informal nas artes, em alinhamento com a operação informe descrita por Bataille – encontra-se aqui, nessa ala radical da vanguarda, um espírito alquímico de trabalho com opostos, desidealização e rebaixamento das formas, tal como vemos em Reble, permitindo aprofundar e especificar seu trabalho com a figuração e a materialidade fílmica.

Palavras-chave: found footage, cinema experimental, alquimia, Jürgen Reble, informe.

 La alquimia y la imagen informe en el cine de Jürgen Reble

Resumen: La alquimia en el cine, asociada con y reclamada por Jürgen Reble, quien transmuta found footage, presenta, al principio, una contradicción: el paisaje ruidoso de sus películas no es la purificación buscada en la Alquimia. Insistiendo en esta alegoría, sin embargo, observamos su afinidad con la abstracción informal en las artes, en línea con la operación formativa descrita por Bataille – aquí se encuentra, en este campo radical de la vanguardia, un espíritu alquímico de trabajar con opuestos, a través de la desidealización y la disminución de las formas, como vemos en Reble, que permite profundizar y especificar su trabajo con la figuración y la materialidad fílmica.

Palabras clave: found footage, cine experimental, alquimia, Jürgen Reble, informe.

 Alchemy and Formless Images in Jürgen Reble’s films

Abstract: Alchemy in cinema, associated with and claimed by Jürgen Reble, who transforms found footage, presents an initial contradiction: the noisy landscape of his films appears to go against the purification sought in Alchemy. By insisting on this allegory, however, we observe its affinity with informal abstraction in the arts, along the lines of the formative operation described by Bataille. Indeed, the alchemical spirit of working with opposites resides in the radical field of the avant-garde, as illustrated by Reble’s de-idealization, and formal minimization, which allows for increasing the figuration and materiality of film.

Key words: found footage; experimental cinema; alchemy; Jürgen Reble; formlessness.

 Fecha de recepción: 09/01/2019

Fecha de aceptación: 08/04/2019

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Biografía del autor/a

Rodrigo Faustini dos Santos, Universidade de São Paulo Brasil

Artista visual e pesquisador, formado em Midialogia pela Unicamp e mestre em Meios e Processos Audiovisuais USP, atualmente continua pesquisa de doutorado na mesma instituição. Seus trabalhos artísticos e pesquisa focam-se nas questões da materialidade analógica e digital no audiovisual experimental. E-mail: orfaustini@gmail.com

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Publicado

12-12-2021

Cómo citar

dos Santos, R. F. (2021). A alquimia e a imagem informe no cinema de Jürgen Reble. Imagofagia, (19), 284–315. Recuperado a partir de https://www.asaeca.org/imagofagia/index.php/imagofagia/article/view/142
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Número

Sección

Teorías
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