A natureza indomável do desejo: a infância queer em As boas maneiras (2017)

Autores/as

  • Henrique Rodrigues Marques Universidade Estadual de Campinas, Brasil.

Resumen

Resumo: Partindo das reflexões de teóricos da virada negativa queer, assim como de pesquisadores do gênero cinematográfico, esse artigo pretende analisar os modos como o filme As boas maneiras (Juliana Rojas e Marco Dutra, 2017) utiliza elementos do cinema de horror, como a abjeção, para abordar ansiedades sociais em relação a gênero, sexualidade e alteridade. Concentrando a discussão em dois eixos, maternidade e infância, exploraremos as possibilidades queer da categoria “criança” como conceituada por Lee Edelman (2004) e, posteriormente, confrontada por autores como Andrew Scahill (2015) e Maggie Nelson (2017).

Palavras-chave: cinema queer; cinema brasileiro; horror; criança; maternidade.

La naturaleza indomable del deseo: la infancia queer en As boas maneiras (2017)

Resumen: A partir de las reflexiones de los teóricos del giro negativo queer, así como de los investigadores del género cinematográfico, este artículo pretende analizar las formas en las que la película As boas maneiras (Juliana Rojas y Marco Dutra, 2017) utiliza elementos del cine de horror, como la abyección, para abordar ansiedades sociales en relación al género, la sexualidad y la alteridad. Centrando la discusión en dos ejes, la maternidad y la infancia, exploraremos las posibilidades queer de la categoría “infante” tal como la conceptualiza Lee Edelman (2004) y, posteriormente, confrontada por autores como Andrew Scahill (2015) y Maggie Nelson (2017).

Palabras clave: cine queer; cine brasileño; horror; infante; maternidad.

The untamable nature of desire: the queer childhood in As boas maneiras (2017)

Abstract: Based on the reflections of queer negative turn theorists, as well as researchers in the cinematographic genre, this article intends to analyze the ways in which the film As boas maneiras (Juliana Rojas and Marco Dutra, 2017) uses elements of horror cinema, such as abjection, to address social anxieties in relation to gender, sexuality and otherness. Focusing the discussion on two axes, motherhood and childhood, we will explore the queer possibilities of the “child” category as conceptualized by Lee Edelman (2004) and, later, confronted by authors such as Andrew Scahill (2015) and Maggie Nelson (2017).

Key words: queer cinema; Brazilian cinema; horror; child; motherhood.

Fecha de recepción: 15/07/2021

Fecha de aceptación: 16/09/2021

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Biografía del autor/a

Henrique Rodrigues Marques, Universidade Estadual de Campinas, Brasil.

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Multimeios do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, Brasil. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES). E-mail: henrique.rodriguesm@hotmail.com

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Publicado

11-12-2021

Cómo citar

Rodrigues Marques, H. (2021). A natureza indomável do desejo: a infância queer em As boas maneiras (2017). Imagofagia, (24), 192–216. Recuperado a partir de https://www.asaeca.org/imagofagia/index.php/imagofagia/article/view/823
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